Nossa história
O Instituto Sinapse foi criado por Aldre, uma fisioterapeuta apaixonada por sua profissão, e Ricardo, professor de Educação Física e aficionado em praticar esportes.
Mas a história vai além disso.
Em 1998, Ricardo enfrentou uma grande mudança em sua vida ao se tornar tetraplégico. Foi nesse período desafiador que conheceu Aldre, que acabou por torna-se sua companheiros de vida.
Ao viver na pele as dificuldades de encontrar locais acessíveis, serviços especializados e profissionais preparados para a prática de atividade física, Ricardo e Aldre compreenderam, mais do que ninguém, a importância e necessidade de um atendimento academicamente especializado, humanizado e baseado na empatia.
Unidos pelo amor e com formações complementares, eles decidiram transformar suas experiências em algo maior. Oferecer um serviço que realmente fizesse a diferença para todas as pessoas, principalmente aquelas com algum tipo de condição especial e que normalmente não encontram opções de reabilitação e prática de exercícios físicos para suprir suas necessidades.
E com esse desejo de fazer a diferença na vida das pessoas nasceu o Instituto Sinapse, especialmente aquelas que não encontram opções de reabilitação e prática de exercícios físicos adequados.
Mais do que uma clínica, o Instituto Sinapse representa um compromisso real com pessoas que procuram um ambiente acolhedor, acessível e profissionais competentes, focados no bem-estar de cada paciente ou aluno.
INSTITUTO SINAPSE, excelência no cuidado com sua saúde física.

Dra. Aldre Tanhoffer
Fisioterapeuta

Dr. Ricardo Tanhoffer
Ciências do Esporte
Inspiração do nome
Por que Instituto SINAPSE?

SINAPSE é a conexão entre os neurônios, ou seja, é forma como 'conversam' entre si e com todas as outras células e órgãos, transmitindo todo tipo de informação do cérebro para o resto do corpo e vice-versa.
E qual a relação entre atividade física e as sinapse? Durante os exercícios físicos acontece um aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, fato esse que gera uma série de reações bioquímicas que aumentam a eficiência das sinapses.
Dentre alguns benefícios do exercício físico para a função cerebral podemos citar melhora na coordenação e execução de movimentos, melhora da memória e aprendizado, regulação do humor e emoções, evitando ou reduzindo os quadros de ansiedade e depressão, além do aumento da preservação dos neurônios, reduzindo sua morte.