Destreinamento


O mundo está enfrentando desafios sem precedentes na saúde e economia, em nesse período de isolamento social, pelo menos parcialmente, praticantes de atividades físicas e esportes reduziram significantemente suas rotinas de exercícios e a dúvida é: em quanto tempo vou perder o que ganhei?

Neste artigo, os autores recrutaram 22 pessoas sedentárias, que foram submetidas a um programa de exercícios durante 13 semanas, incluindo exercício aeróbio e exercício resistido.

Após o término da 13ª. Semana, 12 voluntários continuaram fazendo seus exercícios normalmente por mais 4 semanas (grupo TREINADO) e 10 pessoas pararam de fazer exercícios (grupo DESTREINADO).

Todos os voluntários foram avaliados antes do início do protocolo de treinamento, após a 13ª semana e finalmente após as 4 semanas adicionais.

Os seguintes dados foram coletados: massa (peso corporal), circunferência de quadril, percentual de gordura corporal, VO2, pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), triglicerídeos, colesterol total, HDL, LDL, glicose sérica,

RESULTADOS

Após 13 semanas de exercícios físicos, ambos os grupos demonstraram redução na gordura corporal (redução), aumento de VO2max, aumento do HDL, redução de triglicerídeos, e diminuição no índice de risco cardiometabólico.

Após as 4 semanas adicionais, o grupo TREINADO continuou melhorando seus parâmetros enquanto o grupo DESTREINADO praticamente igual seus valores aqueles de antes do início do protocolo, ou seja, tiveram perda significativa nos parâmetros mensurados.

CONCLUSÃO

Com apenas 4 semanas de interrupção já é possível ter perdas significas na aptidão física.

Portanto, nesse período de quarentena procure não parar com seus exercícios físicos. Procure profissionais para orientá-lo com o programa de atividade física ideal para você.

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Link para o artigo na íntegra.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6210016/

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